Novo golpe em empréstimo consignado INSS: Saiba como não cair
- Alana Viana
- 17 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
EMPRÉSTIMO CONSIGNADO, CONSIGNADO INSS, GOLPE EM CONSIGNADO, BLOQUEAR BENEFÍCIO INSS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS, EXTRATO INSS
Novo golpe em consignado INSS atinge também quem já fez empréstimos, fazendo com que o beneficiário receba um empréstimo sem que tenha requisitado. Confira o artigo a seguir para entender melhor como esse golpe funciona e o que fazer para evitá-lo.
Como acontece o novo golpe em consignado INSS?
Esse novo golpe, que acontece com bastante frequência, faz com que a pessoa receba um empréstimo sem que ela tenha requisitado.
O criminoso obtém os dados da pessoa, tais como CPF e solicita um empréstimo em seu nome, pegando o dinheiro para si e deixando somente as parcelas para o segurado assumir. Esse empréstimo simplesmente chega na conta e as parcelas começam a ser debitadas automaticamente todos os meses. O fraudador fica com a comissão referente ao agente de crédito e empresa intermediadora do empréstimo.
Como um empréstimo pode ser parcelado em até 84x, muitas vezes quem cai nesse golpe nem percebe, porque o desconto é feito em um valor baixo e, se a pessoa já tiver feito outros empréstimos e não tem acesso todos os dias à sua conta, notar esse desconto indevido se torna ainda mais difícil.
Aposentados, pensionistas e trabalhadores podem bloquear oferta de crédito consignado por telefone
Nesse novo golpe, o alvo principal são pessoas que já contrataram consignado anteriormente, pois possuem dados nas financeiras. Além disso, o golpista sabe que se a pessoa já fez empréstimo anteriormente, fica um pouco mais difícil de notar novos descontos em sua conta.
Acesse o menu do MEU INSS e faça o bloqueio ou desbloqueio do benefício para empréstimo. Ou, se preferir, entre em contato através do número 135.
Bloquear benefício INSS é de grande importância para evitar cair nesses golpes, pois com o bloqueio, ainda que o fraudador possua acesso aos seus dados, não poderá concluir o golpe, já que o empréstimo não poderá ser liberado.
Formalize sua denúncia
O que aposentados e pensionistas devem fazer quando identificarem um depósito ou desconto indevido na sua conta:
- Pelo site do INSS, abra um requerimento. Você também pode fazer isto pelo site "Meu INSS" ou ir a uma agência do INSS;
- Solicite ao INSS que informe os dados completos da instituição responsável pelo desconto, como nome e CNPJ da empresa, entidade sindical ou central de aposentados;
O INSS irá avaliar seu requerimento e, sendo constatada a irregularidade, providenciará a solução para o problema. Estes são os primeiros e mais importantes passos.
Outro ponto importante: Quando você se silencia, faz com que esses golpistas se sintam à vontade para continuar prejudicando outros aposentados. Por isso, denuncie!
Faça uma denúncia no portal consumidor.gov.br. O portal é um serviço público e gratuito, mantido pelo Ministério da Justiça.
Ainda que você já tenha resolvido seu problema diretamente com o INSS ou com a instituição financeira, registre a reclamação. Isso ajuda na fiscalização e nas ações do órgão para reprimir práticas abusivas contra os consumidores em geral.
É recomendável também que se faça um boletim de ocorrência, registrando que existe alguém se passando por você e fazendo empréstimos em seu nome. Esse boletim servirá como base para providências judiciais e administrativas, caso necessário.
Outro ponto importante é lembrar que o Banco é o responsável e obrigado a manter as informações do beneficiário em sigilo e pelo recebimento do benefício. Sendo assim, quando isso não é feito, é recomendável que a pessoa peça o cancelamento da operação e solicite a reparação dos valores.
Se, porventura, o Banco não colaborar com a solicitação, o cidadão tem o direito de recorrer a uma queixa nos órgãos de defesa, ainda que tenha gasto o dinheiro por engano. O segurado pode cobrar a compensação dos juros, prejuízos e taxas, porém, deverá devolver integralmente o valor que recebeu de forma indevida em sua conta bancária.
Verifique com frequência seu extrato INSS
1- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
2-Clique em “Extrato de Pagamentos”; 3- Abrirá a tela de “Extrato de Pagamento de Benefício”; aqui, é possível ver o detalhamento dos descontos; parcelas de empréstimos geralmente aparecem com o código 217; 4- Volte ao menu inicial e clique em “Extrato de Empréstimo”; 5- Abrirá a tela de “Extrato de Empréstimo Consignado”; clique no benefício correspondente; 6- Aparecerão informações como a margem consignável do benefício (quanto há disponível para ser gasto em empréstimo ou no cartão consignado); 7- Desça um pouco a página; aqui, é possível observar informações sobre os contratos de empréstimo e de cartão.
Lembrando que não é blindagem total contra fraudes, mas seguindo esses passos, com certeza a chance de cair nesses golpes é bem menor. Também é muito importante acompanhar sempre o extrato INSS para ficar atento a quaisquer mudanças e, caso não queira realmente solicitar empréstimo, bloquear o benefício é uma boa alternativa, pois impede que fraudadores obtenham acesso ao seu dinheiro.
Equipe Amtruth Consignados
Atendimento ao Cliente Tel e WhatsApp: 0800 606 7070
Atendimento ao Parceiro: 75-981680664
E-mails:
vendas@amtruth.com.br (para vendas)
suporte@amtruth.com.br (para informações, reclamações e andamento de contratos).
Comments