Criminosos usam empréstimo do INSS para aplicar fraude aos beneficiários
- ROBERTO ALMEIDA FILHO
- 26 de mai. de 2021
- 2 min de leitura

Os criminosos usam o empréstimo de salário do INSS para fraudar os beneficiários. Para os aposentados ou "aposentados da (Associação Nacional do Seguro Social)", ter dinheiro extra na conta parece uma agradável surpresa.
No entanto, coisas baratas podem ser caras. A fraude do consignado não é novidade. Qualquer pessoa que receba o subsídio pode ter enfrentado problemas envolvendo a concessão de crédito inadequada. O golpe mais famoso é o seguinte: o criminoso obtém os dados pessoais da vítima (como o CPF) e faz um empréstimo em seu nome. O falsificador pega o seu próprio dinheiro e faz o parcelamento do segurado, sendo descontada parte dos juros mês a mês. Outro golpe menos conhecido, mas cada vez mais frequente, é aquele em que a vítima nem mesmo é ferida. O empréstimo entra na conta e a parcela geralmente é debitada. Segundo especialistas, para o fraudador, a vantagem é que ele guarda o as receitas da operação.
Trabalhadores e aposentados podem bloquear a concessão de crédito por ligação
Conforme advogados, o público-alvo mais comum são as pessoas que já receberam algum tipo de empréstimo no passado. Embora não com tanta frequência, algumas pessoas nunca pediram um empréstimo de salário, mas preenchem os dados financeiros. “Para quem já fez o empréstimo, além de utilizar dados que já foram utilizados para crédito anterior, o golpista também sabe que, como a vítima está acostumada a pagar as prestações que lhe são confiadas, normalmente não perceberá a nova dívida”, relata um advogado. disse. Ele disse: “O problema dos descontos não realizados também é atribuído ao baixo valor: tenho um cliente com uma dívida de 12 reais”.
De acordo com a lei, os empréstimos salariais podem ser concedidos em até 84 vezes. Desta forma, pode-se aplicar um pequeno número de parcelas que podem não ser percebidas. Por exemplo, se um crédito de 2.000 reais for obtido neste caso, e os recursos forem fornecidos dessa forma todos os meses, então a prestação mensal será de aproximadamente 23 reais.
Comments