Conselho faz recomendação para aumento em 40% da margem de consignado.
- ROBERTO ALMEIDA FILHO
- 31 de ago. de 2020
- 1 min de leitura
Hoje, os descontos em empréstimos não podem ultrapassar 5% em Cartão Consignado e 30% em Empréstimo Consignado.

O Plenário que refere-se ao Conselho Nacional de Previdência Social fez uma recomendação (recomendou) o aumento em 5% para margem de crédito consignado, ou seja, 5 pontos percentuais a mais em empréstimos consignados que podem ser consignados(descontados) no benefício do aposentado ou pensionista INSS.
Atualmente, os descontos não podem ultrapassam os 35 pontos percentuais, ou seja, 35% do valor que o beneficiário recebe. Eles são divididos em 30% para empréstimos (créditos) e 5% para Cartões Consignados. Os Empréstimos tem a taxa máxima fixada pelo governo em 1,8% a.m e os cartões, que podem ser utilizados para compras ou saques, tem taxa máxima fixada pelo governo em 2,7% a.m. (ao mês).
Assim sendo, a margem total vai para 40%, tendo seu vigor até o fim do ano, 31 de dezembro, enquanto dura o tempo de calamidade pública.
Esta recomendação, decisão do Conselho tomada numa reunião realizada na última quinta-feira, (27/08/20) e assinada pelo Presidente do órgão, o secretário Bruno Bianco leal, já foi enviada à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, esta que, naturalmente, deve encaminhar uma proposta legislativa da ampliação da margem referente ao aumento do crédito consignado.
Comments