As parcelas do consignado ainda não foram suspensas.
- ROBERTO ALMEIDA FILHO
- 27 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Não seria ilógico perguntar porque ainda não foi suspenso o consignado. Todavia, esta era uma medida muito esperada para os aposentados e pensionistas. Suspender os pagamentos sem penalidades de taxas e multas por um período, no mínimo de 90 dias, traria um grande alívio para muitas famílias que tem como o supridor principal ou, na grande maioria das vezes, responsável pelo pagamento da maior parte das despesas básicas do lar: o beneficiário do INSS.

Claro que a Pandemia foi fator extra que veio para atrapalhar as finanças e saúdes dos idosos. Mas a vida da pessoa que trabalhou a por longos anos sonhando em se aposentador um dia, não é um trajeto fácil no Brasil com ou sem pandemia e nem um destino justo.
Antes de realizar um empréstimo, a pessoa que tem um benefício permanente, deve se envolver em um leque de informações, isso é uma orientação que nós damos e um clichê básico dos principais gurus orçamentários.
Antes de falar de um ponto fundamental sobre a suspensão do consignado SE ELA VIER UM DIA, gostaria que vocês fizessem uma reflexão. Devido a pandemia, "o governo pensou em várias medidas que pudesse ajudar o aposentado, o pensionistas, que em sua maioria são formadas por pessoas da terceira idade, queremos dizer, mais vulneráveis ao vírus que matou milhares de pessoas no Brasil, principalmente idosos. Entre algumas medidas, duas delas não parou de balbuciar na boca dos políticos. Uma, era o aumento da margem do consignado em mais 5%. A outra seria a suspensão das parcelas de empréstimos sem penalidades ou grandes penalidades aos seus tomadores. Nós, a AMTRUTH, faremos duas perguntas que em uma breve reflexão você pode chegar algumas conclusões? Qual destas medidas ajudaria os aposentados e pensionistas de forma breve e traria um desgaste grande durante anos? A outra pergunta é: qual delas traria uma ajuda significativa e segura de forma instantânea e insignificantes prejuízos a longo prazo. Ah, desculpe, tem uma terceira pergunta e, por fim, quarta, para chegarmos a um caminho interessante de raciocínio. Qual delas traria um enorme lucro imediato a instituições financeiras? Quem exerce maior influência sobre os políticos, o povo ou o banco. Não posso responder estas perguntas porque não tenho material probatório sobre os fatos.
Mas....

As pessoas que compõe estas cadeiras foram escolhidas por qual dos grupos que citei? O povo, não é mesmo. Porque todo poder emana do povo. Há quem diga que "todo poder é expurgado do povo". Vamos parar de refletir, pois tem reflexões que não levam a lugar nenhum. Mas, as ações sim. Então, fique ligado caso a suspensão do empréstimo consignado venha. Ela tem algumas características que você precisar questionar na hora de solicitar ou aceitar compulsoriamente esta medida.
O primeiro ponto é que ao suspender as parcelas por um período de tempo, logicamente, ela voltará um dia e permanecerá por, no mínimo, o mesmo período o qual foi suspenso. A questão é entender como será implementada. O beneficiário que terá que pedir ou será automático para todos? Se tiver que pedir, provavelmente terá isenção de taxas e multas pelo período suspenso, isto quer dizer que você terá que ter paciência ao entrar em contato pelos meios de comunicação dos bancos para solicitar o adiamento. Caso contrário, se for uma medida compulsória, não vamos julgar com antecedência, mas provavelmente irá incidir um juros sobre o período em que ficou em suspensão e pode se transformar em uma ou mais parcelas extras além das que seriam estendidas no período estipulado. Este cuidado que você deve ter. Algum tipo de "exta" virá que não seja somente a postergação das parcelas. Nossa aposta é que sim, então fique bem atento.
Para finalizar, nós dizemos "fique ligado", porque o que deveria ser aprovado por último, foi aprovado primeiro e o que deveria ser aprovado primeiro está para ser aprovado por último, correto? Eu não diria que estaria para ser aprovada por último, mas por força da consequência e dos interesses, pode ser aprovada no momento mais propício. Então, fica uma dica na hora de pular o Carnaval, que este ano vai ser em casa, visite sempre o blog que nós vamos sempre bater um papo reto.
Equipe Amtruth,
"Nosso interesse não é seu dinheiro, nosso interesse é sua qualidade de vida".
Comments