Aposentados espécie 32 por invalidez conseguem contratar empréstimo consignado?
- ROBERTO ALMEIDA FILHO
- 27 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
O que sabemos sobre empréstimos consignados para aposentados por invalidez nos últimos anos, desde 2018, 2019 e outros anos? Podem contratar empréstimo?

Quando alguém precisa de dinheiro rápido, com agilidade, confiança e juros baixo, logo pensa no empréstimo consignado, já que tem os menores juros entre as espécies de empréstimos e créditos.
Porém, existem os aposentados por invalidez que ainda têm muitas dúvidas sobre o oferecimento de crédito e se eles se encaixam nas condições dos bancos que oferecem consignados.
Muitos se questionam se "aposentado por invalidez podem contratar Empréstimo Consignado?".
Sabemos que o consignado é um dos tipos de empréstimos mais utilizados no Brasil, devido sua confiança, rapidez e o dinheiro cair sempre na conta do titular. Não é possível fazer empréstimo consignado fazendo com que o valor caia em outra conta que não seja do titular do benefício ou do servidor público.
Nós sabemos que estes empréstimos estão claramente disponíveis para beneficiários do INSS (Aposentados e Pensionistas), Servidores Públicos (Federal, Estadual e Municipal), Forças Armadas (Militares do Exército, Marinha e Aeronáutica). Alguns bancos ainda disponibilizam para trabalhadores CLT (empresas privadas).
A questão que fica em dúvida é que grande parte dos aposentados por invalidez ficam se saber se realmente podem contratar o empréstimo consignado, uma vez que o benefício pode vir a ser suspenso, como observamos nos últimos anos. Isto não era prática até o exercício do presidente Michel Temer que mandou revisar todas as aposentadorias por invalidez.
Os aposentados por invalidez estão na espécie 32. Os mesmo são concedidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Este tipo de benefício é concedido aos segurados que de alguma forma tiveram alguma incapacidade permanente. De forma mais clara, o benefício por invalidez, espécie 32, é concedida ao trabalhador que não tem mais condições de exercer uma atividade laborativa, ou seja, não tem mais nenhuma forma de cura.
Como obter este direito? O segurado (beneficiário) deve passar por uma diversidade de exames. Esses exames avaliam, por exemplo, a idade do trabalhador, o grau de instrução, local de moradia e como a doença está se desenvolvendo. O Valor a ser estabelecido, normalmente, é 100% do valor do trabalhador, entretanto, caso haja necessidade de acompanhamento constante de outra pessoa, pode ser acrescido por mais 25% no valor pago.
A Espécie 32, uma vez que o aposentado por invalidez recebe este direito, ela é irreversível. Para isto, o INSS verifica de tempos em tempos os exames médicos, a fim de analisar como esta indo o quadro evolutivo do beneficiário. Os testes (exames) são obrigatórios e caso o aposentado não os faça, fica na situação de perder seus direitos de pagamentos. Contudo, após 60 anos, não é mais obrigado a realizar mais nenhum tipo de exame.
Caso o beneficiário volte a trabalhar em alguma atividade remunerada ou seja considerado apto pelos exames a voltar ao trabalho, ele deixa de ter direito à aposentadoria por invalidez, espécie 32. Este benefício não é para sempre, exceto pessoas acima de 60 anos, uma vez que o trabalhador pode recuperar a saúde.
Para os casos vitalícios, acima de 60 anos, e também os vigentes é possível contratar empréstimo consignado. Como as pessoas abaixo de 60 anos pode ter sua aposentadoria por invalidez revista e até suspensa, muitos beneficiários estão encontrado dificuldade em contratar com alguns bancos, que deixaram este público de lado, excluindo as pessoas com mais de 60 anos. Para as pessoas com mais de 60 anos que são aposentados por invalidez, espécie 32, os bancos aceitam normalmente sem nenhuma exigência extra como os demais casos de aposentadoria.
O Banco Pan afirma que está oferecendo empréstimo para aposentados que não só tem acima de 60 anos, mais para clientes, inclusive, com menos de 55 anos. Os empréstimos são concedidos para contratos novos ou refinanciamentos. Contudo, esta regra só vale para cliente abaixo de 55 anos para os que já tem o benefício por mais de 15 anos.
Cada banco trabalha com sua política específica para aposentados por invalidez, por isto, é necessário que você faça a simulação em nosso site, clicando aqui, para ver quais bancos oferecem empréstimos consignados e em quais condições. Clique já e faça sua simulação.
Comentarios